October 30, 2018

Please reload

Posts Recentes

CONFIRA! Palestra O Poder da Ação!

February 4, 2019

1/10
Please reload

Posts Em Destaque

ETIQUETA NO TRABALHO

June 14, 2016

 

Se você quer manter uma boa imagem no trabalho, segue algumas dicas que irão te ajudar. Noções de etiqueta no ambiente de trabalho são de extrema importância para os profissionais. 

Um estudo realizado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostra que dois terços das demissões nas empresas são causadas pela deficiência no relacionamento interpessoal e que a etiqueta pode ajudar e até mesmo resolver muitos casos. Fica claro que competência técnica não é o único requisito para uma promoção interna. 

A etiqueta foi criada a fim de facilitar o convívio e serve para ser usada no trato entre pessoas e empresas, regidas pela boa educação, comportamento, convenções sociais e ética profissional. Tem como objetivo reduzir conflitos, preconceitos, atritos, criando um clima de conhecimento, compreensão, confiança, cooperação e parceria entre as partes que se relacionam. 

Veja algumas dicas de etiqueta no trabalho: 

Pontualidade

Você já parou pra pensar no quanto é importante ser pontual no ambiente de trabalho? Em uma reunião você com certeza tem um horário a cumprir, então se torna sua responsabilidade chegar no horário. 

Nunca se esqueça de verificar seu horário de trabalho no momento da contratação se for estipulado horário de entrada, intervalo e saída. Cumpra, independente de sua forma de pensar ou se não tem mais atividades a realizar dentro daquele período.

Prazos propostos é questão de honra, organiza-se sempre para cumpri-los.

Se houver alguma eventualidade que não possa cumprir com a data ou horário, ligue ou peça para alguem informar. Pense como se você estivesse do outro lado da situação aguardando.

 Vestimenta

Em outros posts já falamos sobre roupas. Mas não custa lembrar. A vestimenta diz muito sobre você. Procure usar roupas discretas e neutras, mais formais. Elas sempre são mais sofisticadas e chiques.

 Primeira impressão

A primeira impressão é sempre a que fica como diz o ditado. Então, aproveite e leve sempre a sério. Seja educado, cordial, gentil e prestativo em seu primeiro contato (E NOS OUTROS TAMBÉM). Saiba falar e ouvir na hora certa. Todos amamos gentilezas que são naturais.

 Seja organizado

Procure organizar papéis, pastas, canetas, horários, compromissos e tudo que se refere ao seu trabalho. Não basta na entrevista você informar que é organizado e depois de um mes da empresa sua mesa estar forrada de papéis espalhados. Reserve um tempo para se organizar. Vai facilitar suas próprias atividades.

 Redes sociais

Cuidado com as redes sociais e internet no trabalho. Todo seu tempo na empresa deve ser dedicado a ela. Afinal é para isso que você é remunerado. Então muito cuidado pois além de viciar, você pode ser demitido ao não saber usar corretamente.

 Respeito

Respeito é bom e todos gostam. Respeite sempre o próximo, ainda mais se é seu colega de trabalho. Evite assuntos pessoais, seja seu ou do outro. Fofocas não combinam com a vida profissional.

Controle suas palavras e seu tom de voz.

Palavras indelicadas ou palavrões devem estar fora da vida de qualquer pessoa, quanto mais em um ambiente corporativo.

Procure sempre manter um ambiente de harmonia.

Celular

Todos nós precisamos utiliza-los mas é bom evitar ligações pessoais, falar em altura elevada, colocar músicas ou deixar o toque alto. Procure ser discreto e deixar no silencioso.

Humor

Todos nós temos dias dificeis, mas procure manter sempre o bom humor. Afinal ele melhora o dia de qualquer pessoa. Porém muito cuidado com as brincadeiras, é bom sempre observar seu tipo de brincadeira, momento e com quem será compartilhado.

Sorria sempre! Promova um ambiente leve e equilibrado.

 

Por: Ana Agnes

Please reload

Siga
Instagram
Please reload

Arquivo
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon
  • Grey Instagram Icon

Transformação de dentro pra fora!

55 11 3481-2565
Av. Analice Sakataukas, 16 Sl. 25 -  Bela Vista - Osasco / SP

© 2008 by Agnes Up -  Coaching & RH 

         Todos os direitos reservados